10 mulheres brasileiras que fizeram história no esporte

O Dia Internacional da Mulher nos convida a fazer uma reflexão sobre as contribuições e importância da mulher para a sociedade. A frase “lugar de mulher é onde ela quiser” é tão conhecida, quanto verdadeira: as mulheres exercem profissões diversas e a antiquadas expressões “trabalho masculino” e “trabalho feminino” já não são mais, felizmente, condizentes com a realidade.

Para ilustrar e celebrar esse cenário, listamos nesse artigo algumas mulheres brasileiras que fizeram história no esporte.

1 – Rafaela Silva

Em agosto de 2013, Rafaela se tornou a primeira brasileira a se tornar campeã mundial de Judô. Além disso, a judoca também é campeã olímpica. Além de uma excelente atleta, Rafaela também é uma cidadã incrível e costuma alertar o público sobre o racismo no esporte, uma vez que ela própria foi vítima desse crime.

2 – Yane Marques

Yane é uma atleta de pentatlo, bicampeã em Jogos Pan-americanos e detentora de uma medalha olímpica do pentatlo moderno na América Latina. Yane também é uma referência na sua modalidade.

3 – Marta Silva

Marta é uma das jogadoras de futebol mais prestigiadas do mundo. Ela já foi considerada como a melhor jogadora por seis vezes, sendo cinco delas de forma consecutiva. Ela é atacante da Seleção Feminina do Brasil e do Orlando Pride, dos Estados Unidos.

4 – Magic Paula

Maria Paula Gonçalves da Silva, mais conhecida como Magic Paula, é uma grande referência do basquete brasileiro. Além disso, é considerada como uma das melhores jogadoras de todos os tempos. Ela já comentou os Jogos Olímpicos em Londres, em 2012, e foi homenageada, em 2013, com o hall da fama da FIBA (Federação Internacional de Basquete).

5 – Maya Gabeira

Maya é uma surfista e exemplo de coragem. Afinal, ela venceu cinco vezes o prêmio global de ondas grandes. Ela conquistou inúmeros troféus ao redor do mundo e tem fama internacional.

6 – Maria Lenk

Maria foi a primeira sul-americana a participar de uma Olimpíada. Ela é nadadora e esse feito aconteceu em 1932. Hoje ela é a única representante brasileira no Hall da Fama da natação e também a maior nadadora da história do país.

7 – Maurren Maggi

Maurren é uma ex-atleta, saltadora e velocista. Ela se tornou o maior nome da história do atletismo feminino brasileiro ao conquistar a medalha de ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos em Pequim, em 2008. A distância de seu salto foi de 7,04 metros.

8 – Aída dos Santos

Aída é uma atleta do salto em altura. Foi a primeira mulher a disputar uma final olímpica. Ela participou de duas edições dos Jogos Olímpicos e na edição de 1964, em Tóquio, ficou em quarto lugar no salto em altura. Nessa ocasião, ela foi a única mulher da delegação brasileira e também a única do atletismo.

9 – Asaléa de Campos

Asaléa foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida pelo mundo. Sua história é poderosa: o início de sua carreira superou até mesmo a lei da época que proibia a participação de mulheres no esporte, motivo pelo qual tentaram invalidar seu diploma de educadora física. Sua profissão também fez com que fosse detida pela Ditadura Militar.

10 – Maria Ester Bueno

Maria foi uma tenista entre as décadas de 1950 e 1970. Ela é considerada a maior tenista de todos os tempos, e conquistou 600 títulos em 21 anos de carreira. Ela também é um caso raro: foi uma das únicas tenistas a conquistar prêmios em três décadas diferentes.

Essas são apenas dez das incontáveis mulheres que contribuíram grandemente para o nosso esporte. Hoje queremos demonstrar nosso respeito e admiração não apenas por elas, mas por todas as mulheres — afinal, nós reconhecemos e admiramos a sua luta e coragem diárias. Feliz Dia da Mulher!

Related posts

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.