SAÚDE E COMPORTAMENTO. OS DOIS ANDAM JUNTOS?

Nos dias atuais, é comum ver as pessoas tendo mais incidências de males na saúde ou entrando na monotonia por consequências de um mau equilíbrio entre seu comportamento e sua saúde. Por isso, é imprescindível educar seus comportamentos para que assim possa prolongar seus dias de vida e consequentemente ter uma vida mais saudável. Neste artigo, vamos explorar de forma simples e objetiva os hábitos necessários para manter sua saúde em harmonia com seu corpo, com métodos e comportamentos comprovados para você não passar dificuldades durante sua longevidade.

Pensando num todo, ter uma Vida Saudável foi, e continua sendo um dos maiores desejos para as pessoas, pois afinal, uma vida sem saúde, perde todo seu significado, e do contrário, os benefícios e os prazeres normalmente trazem resultados imediatos e em longo prazo. Mas afinal, como levar uma vida saudável tendo em vista seus hábitos e comportamentos? Bom, antes de tudo vamos entender o que é ser uma pessoa saudável. Este termo tem haver com a interação entre seu corpo e sua mente, do qual estão diretamente ligados ao equilíbrio e a variedade da dieta aplicada. E para que tudo isso funcione de forma satisfatória é necessário que contenham alimentos com vitaminas, minerais, proteínas, fibras, gorduras e carboidratos. Portanto, comer bem, não significa ser saudável, tudo depende do que está inserido neste “bem”, sendo assim, comer bem significa ingerir vários tipos de verduras, frutas, legumes e cereais todos os dias e de forma balanceada. Entendido como é ser saudável? Muito bem, agora podemos seguir a diante e descobrir como percorrer este caminho tão desejado por todos.

Primeiro de tudo, você precisa ter uma razão para estar adquirindo estes hábitos e comportamentos. Por que quero ter uma vida saudável? Quero ter um corpo bonito, quero estar bem com meus 80 anos, não quero ter doenças, etc. Procure uma razão que se torne gasolina para o seu esforço diante de suas metas e objetivos. Estamos falando de mudar nossos comportamentos para ter uma saúde melhor e mais estável, por isso, nestes próximos passos, avalie sua condição e procure se adaptar a cada um deles de acordo com o seu objetivo de vida.

Exercícios Físicos

Em primeiro lugar, você não deve ver os exercícios como um “bicho de sete cabeças”, ele tem que ser algo relaxante e estimulante para você, por isso, descubra uma atividade do qual você realmente goste e se familiarize, com isso, descubra quais os benefícios que ela pode proporcionar a você.

  • É muito importante fazer uma avaliação médica, como hemogramas e eletrocardiogramas, para verificar se há a necessidade de tomar alguma precaução quanto ao exercício a ser praticado;
  • Na execução dos treinos é de extrema importância manter a hidratação corporal, ingerindo bastante líquidos, isotônicos e água antes, durante e após o mesmo;
  • Preste atenção nos horários, pois existem horários propicieis para a execução dos exercícios. O mais viável é praticá-los antes das 10hs, e após às 16hs;
  • Por último, o alongamento é responsável por grande parte do rendimento e da eficiência dos seus treinos. Além de tudo, ele ajuda a reduzir o risco de lesões e câimbras. Abaixo segue umas dicas para fazer seu alongamento de forma correta:

-Apoiar as mãos na parede, flexione o joelho da perna direita à frente do corpo, enquanto a outra fica estendida para atrás. Troque a posição, utilizando a perna esquerda.

-Apoiar a ponta do pé direito na beirada da calçada e deixe que o calcanhar se abaixe. Repita o movimento com o pé esquerdo.

-Apoiar a perna direita na parede e direcione o tronco em sentido do pé. Repita o alongamento com a perna esquerda.

-Sentar-se com os pés juntos (formato borboleta), deixando que os joelhos caiam para os lados. Mantenha o corpo ereto, alinhando a coluna.

-Separe as pernas e desça com as mãos em direção ao chão. Deixe seu corpo relaxar completamente. Não é necessário tocar o chão.

-Entrelace os dedos e eleve as palmas das mãos juntas para cima. Eleve os calcanhares durante o exercício.

Qualidade de Vida

            Em tempos atuais, somos vítimas do tempo, vivemos cheios de compromissos, problemas, stress, enfim, fatores que contribuem muito para nosso adoecimento. Existe uma frase chave para que possamos ter controle de tudo isso, “Administração de Tempo”, não deixe que o tempo dite as regras da sua vida, rege-as você. Defina um cronograma com horários para que você tenha disponibilidade para realizar seus exercícios físicos, ter uma boa alimentação, lhe propiciar momentos de lazer, coisas que realmente são consideradas essenciais na nossa vida.

Não fique com fome

            Estamos acostumados a priorizar sempre o café da manhã, o almoço e a janta, porém, estas são apenas as refeições básicas do nosso dia, e não as essenciais, pois não nutrem nosso corpo de forma adequada. O ideal é que de faça em torno de 5 refeições por dia, respeitando claro, o gasto calórico de cada organismo.

Durma bem

            Começamos este item com uma informação de extrema importância, segundo um estudo, a American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Dos 2.800 participantes da pesquisa, os 46% que relataram insatisfação com a saúde tinham também má qualidade de sono.

Para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.Visto isso, é fato que repor as energias do dia é mais que importante, é essencial para todos nós.

Tenha tudo isso como um hábito na sua vida, mantenha o foco e dedique-se a alcançar seus objetivos. Muitas vezes, a monotonia ou a preguiça nos impedem de realizar alguns destes passos, mas com a repetição, tudo isto vai se tornando rotina e os resultados vão sendo visivelmente percebidos.

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